30 de out. de 2009

"As pessoas acham que sofri pressão para fazer o segundo album" E o terceiro álbum James, quando sairá???




James sempre nos surpreende, o Vídeo é antigo, porém as declarações singulares, bem característica de nosso Blunt.

(1984 – A mãe de James o obriga a tocar violino e piano)

James: A primeira memória musical que tenho é de estar trancado em um carro em longas viagens com meus pais e minhas irmãs. Para nos manter quietos no banco de trás, eles tocavam Don McClain, The Beatles – claro – e The Beach Boys. Uma das músicas que eles tocavam muito e eu me lembro é “Good vibration”, do The Beach Boys.

(Aos 14, James descobre a guitarra – ele fica fissurado)
James: Leonard Cohen escreveu uma música incrível chamada “Hallelujah” e a melhor versão é a de Jeff Buckley – ouvi-lo cantar essa música e sentir o que ele passa através dela é uma inspiração para mim, não só como compositor, mas também no modo como produzir uma coisa simples e com a honestidade que essa música consegue fazer com a produção e os vocais.

(1999 – James está lotado em Kosovo como um capitão do Exército inglês)
James: Meus amigos da escola tinham uma coleção de músicas que seus pais ouviam – e desta forma fui apresentado à Bowie, Supertramp e Pink Floyd. Foi uma grande influência, acho que foi quando comprei meu primeiro álbum “I wish you were here”, porque me lembro dos dois caras na capa apertando as mãos, um deles em chamas. Do outro álbum do Pink Floyd, “Money” é outra grande música da qual me lembro de tocar toda hora, principalmente por causa do ótimo modelo para eu seguir – por causa da forma que eles faziam música, que era tão variada; eu sempre os olhei com olho crítico e o jeito que eles escreviam também era muito diversificado.

(Romântico, James contratou um helicóptero para jogar pétalas de rosa sobre a casa de uma namorada)
James: Das músicas que acho fenomenais, tem uma incrível da cantora e compositora Cat Power; ela tem uma abordagem simples da música, capturando aquilo que ela tenta passar como mensagem. Ela passa idéias bem tristes! Acho que seu álbum me mostrou um modo mais simples de fazer música. Fui vê-la num festival e vi sua dor ao cantar, seu jeito tímido, com a mão na frente do rosto... minha música preferida é “Maybe not”, que é bem triste.

(James passa bastante tempo em boates em Ibiza, onde mora)
James: muitas bandas ficaram impressionadas com o álbum de estréia do The Killers – suas músicas tinham muita imaginação, traziam histórias de um modo tão empolgante (...). “Mr. Brightside” é uma ótima música, tem uma melodia ótima, muito ritmo, conta uma história (...).

(2007– James lança seu segundo álbum “All the Lost Souls”)
James: As pessoas acham que sofri muita pressão para fazer o segundo álbum, mas senti liberdade: não sei se ele vai repercutir bem pelo mundo.

Traduzido e adaptado ao português por Amanda

Colaboração: Rita Blunt

E você?

2006 – 2010 ©Todos os direitos reservados by Shirlene Martins